Novos desafios
«Estás disponível para abraçar novos desafios?»
Quem está no LinkedIn e recebeu contactos para emprego provavelmente já viu esta frase ou semelhante. Parece ser uma espécie de frase padrão de recrutamento. Normalmente quando a vejo é logo um sinal de alerta para com o recrutador que está a fazer a investida.
Primeiro, como é tão utilizada, deixa logo de ter grande efeito. É só mais um dos "novos desafios".
Segundo, porque não indicam sequer detalhes mínimos do que pretendem, havendo a enorme possibilidade de estarem a fazer perder o meu tempo a candidatar-me para algo que à partida não era o que estavam à procura. Cada um sabe o valor que dá ao seu tempo e eu cada vez dou mais ao meu.
Terceiro e mais importante, porque dizem que é um novo desafio. Aparentemente deve haver uma ideia difundida pelos recrutadores que as pessoas têm de estar sempre à procura de novos desafios. Não se pode estar descansado a fazer-se o que se gosta e ir aprendendo coisas novas. Não! Novos e mais novos desafios, como se fossemos todos uns viciados em adrenalina que precisam de estar a ser constantemente desafiados.
Ora, juntando esta última razão à anterior, penso sempre que me vão propor para um desafio radical, como fazer paraquedismo ou ser motorista de autocarro no Iraque, quando na realidade só estão interessados que vá fazer mais ou menos a mesma coisa que já faço, mas noutro sítio.
Portanto, recrutadores, se querem continuar a escrever convites genéricos, mas que sejam atrativos, que tal algo do género: «Estás disponível para abraçar um novo emprego em que vais fazer a mesma coisa, mas a ganhar mais?». Acho que os candidatos ficariam muito mais satisfeitos.