Eles andem aí
Hoje recebi um email, supostamente da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, a informar de que seriam adoptadas medidas contra a minha empresa a partir do próximo mês, devido a uma queixa relacionada com violação de mão de obra durante um período de crise. A razão principal descrita refere-se à incapacidade da minha empresa em adaptar-se e respeitar a legislação urgente durante este período.
Curiosamente, todos os detalhes dessa queixa e os contactos da pessoa responsável pelo caso estariam dentro de um ficheiro em anexo que teria de abrir.
As tentativas de phishing ou ransomware estão cada vez mais imaginativas. Nunca tinha visto destas. Normalmente é a dizer que têm fotos e vídeos meus nu e que os divulgam se não pagar em bitcoins. O que se fosse verdade, não tinham grande coisa. Agora esta espantou-me. É que convém no mínimo ter alguma credibilidade. Enviar estas tentativas para alguém que nem sequer tem uma empresa não é assim lá muito inteligente. Não devem ter pensado bem no público-alvo a quem enviar o email.
Fica aqui o alerta para todos, tenham cuidado, eles andem aí e com técnicas diferentes. Não abram ficheiros de emails duvidosos sem antes confirmarem bem.