Cometa Sporting
Antes de mais quero aproveitar para dar os parabéns ao Sporting pela conquista e a todos os sportinguistas que demonstram uma rivalidade saudável com os outros. Ganharam (e bem) o campeonato e têm todo o direito de aproveitar para comemorar. Só espero que o tenham feito com segurança.
Esta época tinha mesmo de ser do Sporting. Covid-19 anos depois e Covid-19 títulos de campeão nacional de futebol. Até parece que já estava escrito.
Desde segunda-feira, quantidade enorme de adeptos fizeram fila na loja do Sporting para substituir o seu guarda-roupa para a comemoração. Numa entrevista, vi até um adepto a dizer:
Quem aguardou 19 anos, espera bem hora e meia
Assim é que eu gosto ver, pessoal que sabe brincar consigo próprios. Um bem-haja ao adepto que disse isto e decidiu comprar novo merchandising em vez de tirar o pó ao antigo.
Depois desta gente toda que foi fazendo filas nesses dias e a quantidade que se foi juntando durante o dia de ontem, aparentemente só as forças de autoridades é que foram apanhadas de surpresa com a multidão que se juntou em Alvalade. Já o ano passado (em menor dimensão) aconteceu com o Porto e estava-se mesmo a ver que, qualquer que fosse o clube a ganhar este ano, ia acontecer algo do género. Porra, o próprio lema do Sporting para esta época é "Onde Vai Um Vão Todos". Era assim tão díficil de prever? A polícia deve ter pensado "Vamos deixar juntar o maior número de pessoas possíveis que depois é mais fácil fazê-las dispersar". Génios.
Obviamente, depois deu porcaria e confusão. Até tive vontade de ir ver as notícias dos confrontos entre Israel e o Hamas para descomprimir das imagens dos confrontos entre a polícia e os adeptos do Sporting.
Quando saiu a informação que o Conselho de Ministros aprovou o levantamento da cerca sanitária em Odemira até imaginei que fossem logo criar uma em Alvalade, mas tal não aconteceu. Bem, o Governo já tinha começado com os testes-piloto e agora isto foi o teste de carga. Se depois das comemorações todas de ontem, onde milhares de pessoas todas juntas, muitas sem máscara e quase a mamarem na boca umas às outras, não tivermos um aumento dos casos de Covid-19 nas próximas semanas, então é abrir tudo e voltar à normalidade. Deixa de haver razões para que tal não aconteça.
Não acompanhei a festa até ao fim. Sei que a equipa foi de autocarro até ao Marquês. Tendo em conta que era o único que sabia o caminho, vou assumir que foi o Rúben Amorim a conduzir. Brincadeirinha. Isto foi só uma maneira para introduzir o Rúben Amorim na conversa. Grande treinador, mas, mais que isso, alguém diferente no mundo do futebol. Espero que nos momentos maus que possam aparecer mais à frente ele tenha mais sorte que o Bruno Lage, porque são homens como eles que fazem falta ao futebol. É importante haver rivalidades, mas não há qualquer necessidade de haver sempre clima de confronto entre as pessoas por causa de algo como o futebol.
Para finalizar, deixo mais uma vez os parabéns ao mundo leonino e aproveitem, é que ver o Sporting campeão é como ver um cometa, só daqui a uns valentes anos é que volta a passar novamente.