GTA & Café Escaldado
Antes de mais, quero dizer que aceitei o convite que o Tanbark me fez para ser membro do blog Dentro de Casa, pois, para além de sermos amigos de longa data, senti que o blog necessitava de alguém capaz de lhe atribuir um carácter de seriedade e imparcialidade. Ora bem, como esse alguém não sou eu, vou passar para o assunto do dia.Como muitos deverão saber, estalou há pouco, e por mais uma vez, a polémica em torno do último capítulo da série videojogável mais mediática da actualidade. Estou pois, a falar do GTA San Andreas, cujo centro da controvérsia é o mini-jogo denominado Hot Coffee, o qual, embora seja um conteúdo oculto para os que jogarem a versão original, é desbloqueável através da aplicação de um programa criado por um fã do jogo. Após aplicado, o "patch" permite aos jogadores disfrutar das maravilhas do sexo virtual com bonecas poligonais, com as quais poderão "manter o ritmo".
Não fosse a anedótica qualidade visual apresentada por tal acto, o escândalo gerado à volta deste jogo de sucesso teria algum sentido, pois o desvio dos mais novos, diga-se, de 17 ou mais anos de idade, pelo caminho dos prazeres da carne, seria uma hipótese, sendo capaz de levar ao desespero qualquer progenitor preocupado. Isto é algo simplesmente intolerável, num jogo onde o acto mais nobre e heróico passa pelo roubo de uma ambulância e transporte à bruta de pacientes a esvairem-se em sangue para o hospital mais próximo.
Este episódio alcançou ontem o seu auge quando, após as críticas impiedosas contra a Rockstar Games, levadas a cabo pela senadora Hillary Clinton e pelo activista anti-videojogos Jack Thompson, a Take-Two, editora do jogo, anunciou que o GTA San Andreas passaria a exibir o selo "AO" (Adults Only), o que se repercutiu imediatamente na retirada do circuito de distribuição de inúmeras cópias, pelas cadeias de grandes superfícies comerciais americanas.
Resta saber se, com o novo selo AO, para adquirir a sua cópia do GTASA num futuro próximo, os jogadores terão de se deslocar à sex shop mais próxima e beneficiar de um desconto à maneira na compra com um outro artigo à escolha. Enfim... muito gostam os americanos destas "cowboyadas" em defesa dos valores morais.